Uma das principais dúvidas dos nossos clientes remete à diferença entre brand persona e buyer persona. Esses conceitos são semelhantes, mas usados com óticas diferentes. Mas afinal, qual a diferença entre eles?
No original grego, persona significa máscara e é um termo bastante utilizado na psicologia. Persona é, basicamente, o papel social ou personagem vivido por um ator. Contudo, esse termo vem sendo bastante utilizado na área empresarial.
Por isso, decidimos explica-los para você que está entrando no mundo do marketing digital ou tradicional, do design, das publicidade e propaganda ou das relações públicas. Se você quer saber exatamente a diferença entre elas, continue lendo!
Como já mencionamos aqui em nosso diário, buyer persona é a tipificação de um cliente ideal, é o perfil do consumidor do seu produto. Ele representa não apenas aqueles consumidores que já conhecem e são clientes fiéis à sua marca, mas também clientes em potencial.
Pare e pense na pessoa para quem você quer vender. Pense na pessoa para quem o seu produto foi criado. Esse é o seu buyer persona! Sabe o seu cliente ideal? Aquela pessoa que paga em dia, consome e recomenda os seus produtos? Pois é.
Pare para pensar: que tipo de pessoa você quer que use o seu produto? Qual é o perfil socioeconômico? Estrutura familiar? Quais são os hobbies? Profissão? Faixa etária? Gênero?
Esses são alguns dos pontos que devem ser pensados quando desenvolvemos (1) um produto ou serviço para comercializar e (2) a comunicação para impactar essas pessoas.
A brand persona, por sua vez, é a personificação dos valores da sua marca. Ela representa essa personificação na soma dos valores, objetivos e a maneira pela qual você quer que a sua marca seja conhecida e identificada pelos seus públicos.
Se você parar para analisar, irá perceber que o perfil de um atendente do McDonalds é muito diferente do atendente do Outback ou do Madero, por exemplo. Isso acontece porque a empresa tem um perfil ideal para representar a sua marca.
Quais os traços psicológicos, emocionais, educacionais e físicos dos meus funcionários? Eles são a personificação de uma empresa e as suas atitudes farão uma pessoa lembrar da empresa, e não necessariamente do funcionário.
Então, o Mickey e a Lu são bons exemplos da personificação da brand persona e que nos ajudam a identificar visualmente esse perfil.
Mais importante do que pensar em qual delas a sua empresa deve utilizar, é lembrar que como diz Isak Dinesen: ser uma pessoa é ter uma história para contar.
Responde: qual é a sua história? Qual é a história da sua marca?
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