Loading...
Cores da sua marca: a importância dessa escolha para o Branding.

Cores da sua marca: a importância dessa escolha para o Branding.

Você sabe a importância ao escolher as cores da sua marca?

As cores da sua marca são facilmente percebidas pelo seu público-alvo e como resultado, isso também impactará em seu Branding.

Há alguns dias publicamos em nossos stories no Instagram, uma brincadeira da Joalheria Tiffany & Co., onde ela anunciou ter alterado a sua famosa cor Azul Tiffany para um tom de Amarelo ovo.

Caixa tiffany em duas cores azul tiffany e amarelo ovo

 

Muitos dos seguidores da marca entenderam que era uma brincadeira do dia 1 de abril, mas algo chamou a atenção:

As cores da sua marca importam para seus clientes. 😄

Quando falo “marca”, não me refiro apenas a logomarca, mas sim ao site, embalagens e todos os pontos de contato na comunicação.

A junção desses pontos de contato fazem parte da sua marca.

As cores possuem um papel fundamental em como sua marca será percebida e é um dos aspectos mais importantes na construção da sua identidade visual.

“Cor é o elemento de código visual, com maior poder de comunicação, de forma autônoma. Ou seja, independentemente do espaço onde é aplicada, das formas que a contenham, a cor, por si só, comunica e informa. Desta forma, a cor passa a ter grande importância no processo criativo de uma Identidade Visual.” (FARINA, PEREZ E BASTOS. 2006, p129).

Faça o seguinte teste, pergunte para algumas pessoas qual seria o formato da logomarca do Itaú ou McDonald’s. Provavelmente a maioria delas terá dificuldade em desassociar o formato da logomarca com sua cor principal.

Coca-Cola nos lembra a cor vermelha, Milka a cor roxa, Maizena a cor amarela, ou seja, criar associações da sua logomarca com uma ou mais cores principais favorece o reconhecimento da marca em seus pontos de contato.

Para a Tiffany & Co. esse assunto de cor é algo muito sério.

Em 1998, o Tiffany Blue (Azul Tiffany), considerada a cor de identificação da marca desde 1845, foi padronizado pelo Pantone Color Institute e batizado com o nome “1837 Blue”, em homenagem ao ano de criação da marca.

Além disso, foi protegido como marca comercial pela Tiffany & Co. e, portanto, não está disponível publicamente nos livros impressos de amostras da Pantone Matching System (PMS).

E a Nike, qual sua cor principal? A Nike é um exemplo que explora o máximo de variações nas cores e texturas ao aplicar seu símbolo em suas peças.

Mas ao entrar em seu site e Instagram, vemos a aplicação principal da sua logomarca na cor preta. Por possuírem uma arquitetura de marca abrangente, com diversos segmentos e públicos, a ideia de optar por uma cor acromática foi muito inteligente.

A Nike consegue explorar um universo de aplicações, sem descaracterizar sua marca, pois seu símbolo conseguiu traduzir todo seu conceito e missão.

Ter a consciência de quem é seu público-alvo, sua brand persona, entre outros fatores, impacta no resultado final da construção da sua identidade visual.

Mas existe um significado para as cores quando aplicadas na comunicação? Sim! É sobre isso que falaremos no nosso próximo post aqui no Diário. 😍

PRECISAMOS FALAR SOBRE DESIGN

PRECISAMOS FALAR SOBRE DESIGN

Inspiración

 13 Fevereiro, 2019

MARCAS DE GOVERNO: NATION BRANDING

MARCAS DE GOVERNO: NATION BRANDING

Inspiración

 23 novembro, 2018

CRIATIVIDADE É PARA TODXS?

CRIATIVIDADE É PARA TODXS?

Inspiración

 30 outubro, 2018

O NOSSO MANIFESTO

O NOSSO MANIFESTO

Inspiración

 05 outubro, 2018


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+55 (41) 98849.1191   

habla@latinacion.com.br

Close