Chacrinha costumava dizer que quem não se comunica, se trumbica. Mas quem comunica mal, pode se dar ainda pior. A verdade é que não existe certo ou errado em termos de linguagem, mas podemos nos expressar de forma mais ou menos adequada em cada situação. A falta de planejamento de comunicação pode, inclusive, fazer com que as nossas palavras despertem um efeito contrário ao esperado.
Somos únicos, genuínos e precisamos entender que não é possível falar do mesmo jeito com todas as pessoas. Um filho deve responder ao pai de forma respeitosa, um marido à sua mulher de forma amorosa. Da mesma forma, uma empresa deve saber como e o que falar com os seus diversos clientes. Diferentes tipos de relações exigem diferentes palavras, tom de voz e formalidade.
Você já viu campanhas de marketing sendo duramente criticadas porque (não) disseram o que deveriam? Geralmente, isso ocorre como resultado da falta de um planejamento adequado, pois ainda que à primeira vista pareça ser muito simples comunicar, a gestão de comunicação é um processo bastante complexo. Para comunicar bem deveríamos responder as seguintes perguntas: Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? De que forma? Em que contexto? Com que efeito?
Como você gerencia a comunicação da sua empresa? A sua empresa tem se comunicado adequadamente com seus clientes? As suas mensagens têm gerado o resultado esperado?
Podemos te ajudar. Quer saber como? ¡Habla!
+55 (41) 98849.1191