Você sabe com quem está falando? O filósofo Mario Sergio Cortella explica que somos apenas um entre uma infinidade de seres que habitam mais de 200 milhões de galáxias. Mas, se conseguirmos afastar a prepotência carregada nessa frase, podemos toma-la como referência para um bom planejamento de comunicação. Afinal, quem comunica? Quem é a sua marca?
No último post em nosso diário abordamos a importância da comunicação de marca ser vista como um processo de gestão. Um planejamento de comunicação deve responder estrategicamente a sete perguntas-chave: Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? De que forma? Em que contexto? Com que efeito?
Hoje damos início a uma série de posts sobre comunicação estratégica e exploramos a primeira das sete perguntas: Quem?
Conhecer a si mesmo é um processo que exige ir fundo. Mergulhar nas profundezas do nosso ser e buscar a nossa própria essência. É nos descobrirmos, tirando máscaras e entendendo qual é a nossa identidade.
O processo com marcas é semelhante, pois para Philip Kotler uma marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços . Para conhecer uma marca, é preciso diagnosticar pontos positivos e negativos, forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, e identificar como ela é vista pelos seus públicos.
É somente com um diagnóstico de marca preciso que poderemos traçar objetivos e criar ações de comunicação.
Realmente, somos apenas um entre muitos em nosso planeta, mas podemos estruturar o nosso processo de comunicação para que mais pessoas saibam quem somos e o que fazemos. Se sabemos quem somos, sabemos para onde vamos. E aí, vamos?
Quer saber quem é a sua marca ou para onde ela está indo?¡Habla!
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