Loading...
MARCAS QUE SE REINVENTARAM: DESIGN E INOVAÇÃO!

MARCAS QUE SE REINVENTARAM: DESIGN E INOVAÇÃO!

Marcas, design e inovação são palavras que caminham juntas. E aqui na LATINA | Comunicação de marcas, acreditamos que as marcas devem ser um reflexo do seu crescimento.

Nós crescemos, mudamos e amadurecemos. Nesse aspecto, amadurecer não significa estar mais velho, ultrapassado. Muito pelo contrário, amadurecer diz respeito, fundamentalmente, a saber se reinventar, se conectar com os nossos consumidores e a expressar a nossa identidade.

Recentemente vimos a Nike se posicionando em assuntos que têm recebido bastante repercussão midiática. E sim, concordamos com ela: é preciso falar de racismo, desigualdades, perseguições e preconceitos de todo e qualquer tipo. Precisamos nos posicionar contra o que é errado. A verdade não é relativa, pois o que é certo é certo!

 

MAS O QUE A NIKE FEZ?

Sabemos que a situação não anda muito calma nos Estados Unidos. E nesse contexto, a Nike chamou o jogador de futebol americano Colin Kaepernick para estrelar seu novo comercial.

A controvérsia, no entanto, está no fato de que o ex-jogador da NFL – liga profissional de futebol americano – se recusava a cantar o hino nacional com a mão sobre o peito. Pelo contrário, ele se ajoelhava como um ato para denunciar o racismo no país.

Desde então a Nike vem recebendo críticas daqueles que pensam que uma empresa não deve se posicionar em assuntos controversos. Esses, esquecem que mesmo se nos calamos, estamos emitindo algum tipo de informação e posicionamento.

Quando nos posicionamos (ou não), acabamos nos servindo de conectividade, interatividade, sociabilidade, transparência, predição, automação, customização, mobilidade. Afinal, não estamos à parte e à margem das coisas que acontecem em nossas vidas.

Na verdade, o posicionamento da Nike não é nada novo. Desde a década de oitenta a empresa já tratava assuntos tão complicados quanto o racismo, como foi com a melhor idade e as desigualdades de gênero.

 

QUER MAIS EXEMPLOS?

Bom, imagine um produto que foi criado especialmente para um regime ditatorial. Agora imagine que este ditador é o maior promotor do produto, excelente para tempos de escassez entre-guerras, pois é barato e popular. Pouco tempo depois, o veículo é transformado em jipes e até mesmo anfíbios, visando situações de guerra.

Talvez você já tenha identificado o nosso amado Fusca. Desenvolvido por Ferdinand Porsche a pedido de Adolf Hitler, o carro do povo (Volkswagen), tem uma origem bastante prejudicial à sua imagem.

Fato é que o Fusca se reinventou, se tornou o fuscão Fafá, Itamar e ganhou até mesmo uma série ouro. Hoje é um carro querido e colecionado, e tudo porque houve um amadurecimento e evolução da marca. A imagem do carro foi estrategicamente trabalhada ao longo dos anos.

 

E EU COM ISSO?

E você com isso? Tudo! O que você tem feito com a sua marca?

Precisamos ter claro que não devemos fazer full rebrands a cada três anos, mas devemos evoluir naturalmente. Assim como nós, as marcas mudam com o passar do tempo e amadurecem.

Aqui na LATINA, nós já trabalhamos com marcas sem identidade, marcas que não sabiam para onde vão ou que precisavam alinhar as suas linguagens. Continuamos fazendo isso e temos transformado vidas por meio da comunicação e do design.

LATINA, design de marcas de Curitiba para o mundo, vamos? ¡Habla!

 

| gif: giphy |

MARCAS DE GOVERNO: NATION BRANDING

MARCAS DE GOVERNO: NATION BRANDING

Inspiración

 23 novembro, 2018

CRIATIVIDADE É PARA TODXS?

CRIATIVIDADE É PARA TODXS?

Inspiración

 30 outubro, 2018

O NOSSO MANIFESTO

O NOSSO MANIFESTO

Inspiración

 05 outubro, 2018

MARCAS QUE SE REINVENTARAM: DESIGN E INOVAÇÃO!

MARCAS QUE SE REINVENTARAM: DESIGN E INOVAÇÃO!

Serviços

 21 setembro, 2018

O DESIGN DAS COISAS… QUE COISAS?

O DESIGN DAS COISAS… QUE COISAS?

Inspiración

 31 agosto, 2018

BRANDING E LINGUAGEM VERBAL DE MARCA?

BRANDING E LINGUAGEM VERBAL DE MARCA?

Produto

 10 agosto, 2018


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+55 (41) 98849.1191    +55 (41) 3122.2267

habla@latinacion.com.br

Close