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Quem é o seu cliente? Fale com a pessoa certa!

Quem é o seu cliente? Fale com a pessoa certa!

Você já recebeu telefonemas de uma empresa oferecendo produtos que não interessavam. Você também já recebeu um email marketing que não tinha nada a ver com você. Você detesta isso, né? É possível que a sua empresa esteja fazendo a mesma coisa só porque você não sabe quem é o seu cliente.

O seu produto pode ser ótimo, mas se a sua empresa não falar com a pessoa certa, ela não vai obter lucro.

Após respondermos as primeiras três perguntas da série Palavras certas na hora certa (Quem? Diz o quê? Através de que canal?), vamos falar sobre quem é o nosso interlocutor, isto é: a quem estamos falando? Quem é o nosso cliente?
Conhecer o interlocutor, ou seja, as pessoas com as quais a nossa empresa está interagindo pode determinar o sucesso dos nossos negócios.
Por exemplo, você ofereceria produtos femininos para homens? E se a sua cliente for uma mulher, você ofereceria produtos essencialmente masculinos? Se você respondeu NÃO, por favor repense!

Um homem que passa na farmácia para comprar aspirinas, poderia aproveitar para comprar absorventes ou anticoncepcionais para a sua esposa. Também é possível ver mulheres comprando cuecas , simplesmente porque homens costumam usar as suas cuecas até desintegrar. Lembre, a sua empresa precisa falar a coisa certa para a pessoa certa!

É claro que a publicidade direcionada tem limites. Por exemplo, crianças não podem ser alvo de materiais apelativos que utilizem verbos no imperativo ou personagens infantis. Mas sim, é possível alcançar bons resultados obedecendo a legislação, desde que saibamos com quem estamos falando. Uma solução viável? Fale diretamente com os avós das crianças, seja convincente ou persuasivo a ponto de faze-los perceber que os seus netinhos precisam daquele produto até a venda seja efetivada.

Em linhas gerais, o sucesso da estratégia de comunicação de uma empresa está diretamente relacionado com o conhecimento do seu público-alvo, cliente ideal e persona.

É claro que esses conceitos exigem outros posts em nosso diário. Por isso, vamos trabalhar cada um deles assim que terminarmos de explorar as sete perguntas-chave para um planejamento de comunicação.

Enquanto não lidamos com esses termos por aqui, se você precisa ajuda para descobrir quem é o seu cliente ou se quer saber mais a respeito de todo esse processo, fale conosco ¡Habla!

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