Há alguns dias publicamos em nossos stories no Instagram, uma brincadeira da Joalheria Tiffany & Co., onde ela anunciou ter alterado a sua famosa cor Azul Tiffany para um tom de Amarelo ovo.
Muitos dos seguidores da marca entenderam que era uma brincadeira do dia 1 de abril, mas algo chamou a atenção:
Quando falo “marca”, não me refiro apenas a logomarca, mas sim ao site, embalagens e todos os pontos de contato na comunicação.
A junção desses pontos de contato fazem parte da sua marca.
As cores possuem um papel fundamental em como sua marca será percebida e é um dos aspectos mais importantes na construção da sua identidade visual.
Faça o seguinte teste, pergunte para algumas pessoas qual seria o formato da logomarca do Itaú ou McDonald’s. Provavelmente a maioria delas terá dificuldade em desassociar o formato da logomarca com sua cor principal.
Coca-Cola nos lembra a cor vermelha, Milka a cor roxa, Maizena a cor amarela, ou seja, criar associações da sua logomarca com uma ou mais cores principais favorece o reconhecimento da marca em seus pontos de contato.
Para a Tiffany & Co. esse assunto de cor é algo muito sério.
Em 1998, o Tiffany Blue (Azul Tiffany), considerada a cor de identificação da marca desde 1845, foi padronizado pelo Pantone Color Institute e batizado com o nome “1837 Blue”, em homenagem ao ano de criação da marca.
Além disso, foi protegido como marca comercial pela Tiffany & Co. e, portanto, não está disponível publicamente nos livros impressos de amostras da Pantone Matching System (PMS).
E a Nike, qual sua cor principal? A Nike é um exemplo que explora o máximo de variações nas cores e texturas ao aplicar seu símbolo em suas peças.
Mas ao entrar em seu site e Instagram, vemos a aplicação principal da sua logomarca na cor preta. Por possuírem uma arquitetura de marca abrangente, com diversos segmentos e públicos, a ideia de optar por uma cor acromática foi muito inteligente.
A Nike consegue explorar um universo de aplicações, sem descaracterizar sua marca, pois seu símbolo conseguiu traduzir todo seu conceito e missão.
Ter a consciência de quem é seu público-alvo, sua brand persona, entre outros fatores, impacta no resultado final da construção da sua identidade visual.
Mas existe um significado para as cores quando aplicadas na comunicação? Sim! É sobre isso que falaremos no nosso próximo post aqui no Diário. 😍
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