Você certamente já se sentiu fora do lugar, certo? Já teve que ir a uma festa, mas não tinha a roupa adequada? Experimente colocar uma roupa de gala para ir a um jogo de futebol. Ou melhor ainda, vá com a camisa do seu time na torcida adversária em uma tarde de clássico. Ou ainda, se você se sente um estrangeiro na América Latina talvez algo esteja fora do contexto.
Em nossos últimos posts do diário respondemos a maior parte das questões-chave para um bom planejamento de comunicação (Quem? Diz o quê? Através de que canal? A quem? De que forma?). Hoje damos continuidade à série Palavras certas na hora certa respondemos à penúltima pergunta: em qual contexto?
Em primeiro lugar, o contexto tem a ver com uma combinação de circunstâncias, com estar localizado em determinado local, em determinado espaço de tempo. Da mesma forma que ocorre com os exemplos acima citados, é preciso pensar no contexto quando tratamos de comunicação estratégica.
Talvez você já tenha percebido que Charles Chaplin e Adolf Hitler usavam o mesmo bigode, né? O bigode “Escova de Dentes” (Toothbrush moustache) era apenas mais um estilo masculino em meados do século XX, mas acabou sofrendo uma denotação negativa quando Hitler passou a adotá-lo como marca registrada. Várias são as lendas que explicam a origem deste bigode, mas o que vale destacar é que o contexto gerou outra significação para ele.
Muito provavelmente este seria o bigode da moda quando Chaplin estrelou os seus filmes, mas após a Segunda-Guerra Mundial o estilo passou a ser repudiado e evitado por quase a totalidade dos homens. Quer provas disso? Bom, experimente sair com o bigode “Escova de Dentes” nas ruas e nos diga como as pessoas olharão para você. Hmm… Provavelmente essa não seja uma boa ideia, não é mesmo?
Tal qual um simples bigode, o mesmo ocorre com as nossas palavras. Da mesma forma que nossa forma de agir ou vestir pode denunciar que estamos fora do lugar, as nossas palavras também devem estar adequadas ao seu tempo. Não adianta nada falar a coisa certa na hora errada. De que adianta lançar um produto comemorativo após a data certa? Ou estimar melhoras a alguém que já morreu?
Pare e pense. Provavelmente a sua empresa já perdeu o timing de algo, certo? Como resultado, talvez os seus concorrentes tenham se adiantado com um lançamento, o seu produto tenha encalhado em prateleiras do varejo e você ficou a ver navios. Pois é, talvez isso pudesse ter sido evitado com um planejamento de comunicação.
Como diz o nosso amado Arnaldo Cezar Coelho: a regra é clara! E nesse caso a regra é: para o texto, pense sempre no contexto. Sim, nós podemos e queremos te ajudar a aumentar os seus lucros.
Você achou este texto supimpa? Achou que lacramos? Não achou nada? Bom, nós queremos te ouvir. Não perca o bonde e venha trocar uma ideia conosco. ¡Habla! <3
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